Com 5 meses ele trocará os 4 incisivos (2 superiores e 2 inferiores), do canto (ao lado dos caninos) e os 4 caninos (2 superiores e 2 inferiores).
Entre 5 e 6 meses eles trocam os pré-molares superiores e inferiores ( os dentes atrás dos caninos). Os demais não trocam, mas a partir do 4º mês nascem os dentes que estão faltando, os molares ( s que estão no fundo). As datas do nascimento dos dentes podem variar em função da raça dos cães, mas essa é a média.
Nesse período seu cão poderá ficar indisposto e com falta de apetite. Isso acontece porque os dentes amolecem e onde está nascendo os novos dentes fica um pouco dolorido. É bom observar para ver se a ração seca está incomodando muito, se acontecer nesse período é bom amolecer um pouco a ração para facilitar a mastigação. Depois ração seca novamente.
Em algumas raças os dentes de leite não caem completamente e logo nascem os definitivos, fazendo o dente de leite endurecer novamente e não cair, ficando 2 dentes juntos, nesse caso leve ao veterinário para extrair o de leite para evitar futuros problemas.
E não esqueça brinquedos como ossinhos de corda ou vinil, bola de tênis e outros ajudam a limpar os dentes e massagear as gengivas.
Dente de leite e permanente no mesmo espaço(procure um veterinário para extração).
Dentes definitivos.
No próximo post explicaremos como é importante a escovação e cuidados com os dentes dos cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário