quarta-feira, 26 de junho de 2013

O que fazer para o cachorro parar de cavar

Por instinto os cães dão cavadinhas onde irão deitar. Eles fazem isso no chão, em cima do sofá, paninhos, roda algumas vezes e depois deita. Isso é normal para qualquer cão. Muitos cães gostam de deitar em lugares frescos e justo onde tem um jardim. Você cobre o buraco e depois de um tempo está lá a bagunça na terra de novo. Aconselho a estruturar seu jardim, já que ali é o local preferido pra ele.
Os cães quanto mais energia tiver, mais cava se essa for sua distração. Então é bom passear com os cães pela manhã ou a tarde evitando o Sol muito intenso, fazer brincadeiras para gastar essa energia. 
Cães que ficam pressos por muito tempo, isolados, ficam entediados e procurando o que fazer, crie atividades pra deixar a vida do seu cão mais interessante, assim evita que ele procure sozinho e acabe cavando no jardim.
Outra boa dica é não dá objetos ou comida (osso) que o cão já esteja habituado a enterrar. Amarre esses objetos com corda de preferência suspenso, para ele não se enroscar na corda. Esse método diminui a possessividade do cão por alguns objetos.
As cadelas cavam quando estão grávidas, tentando fazer ninho para ter os filhotes, para evitar basta criar um lugar aconchegante onde ela se sinta segura.
Antes de tampar os buracos feitos pelo cão, coloque seu próprio cocô e tampe com terra, quando for cavar ele sentirá o cheiro e não fará mais isso nesse local, se for cavar em outro local, faça o mesmo. Com certeza ele irá parar de cavar quando só achar sua sujeira. Esse método é muito bom.
Restruturar o jardim evita bastante o estresse com seu cão. Colocar pedras onde ele gosta de cavar, grades, telas, isso evitará bastante. Colocar telas no chão e jogar terra por cima para cobrir é também outra sugestão.
Agora o que não funciona é brigar com seu cão muito tempo depois que ele cavar, a bronca tem que ser na hora que ele estiver fazendo, pra que o cão associe a bronca ao que está sendo feito. Depois não adianta nada e seu cão não terá a mínima ideia do que está acontecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário