segunda-feira, 3 de junho de 2013

Para combater os carrapatos e pulgas nos animais, devemos usar produtos específicos para a eliminação e prevenção. Sempre com prescrição de um veterinário. Não adianta usar os produtos para eliminação dos carrapatos e pulgas sem eliminar também os que ficam no local onde os animais ficam como camas, cobertas, roupas, etc. É fundamental limpeza de todo o local onde os animais frequentam. Após essa limpeza, aplique também nos animais. Em casos de infestação demora um pouco para uma eliminação completa. Consulte um veterinário para a prescrição correta de qual produto usar para seu bichinho, porque depende da idade e da raça.

Ao contrário do que parece, os carrapatos não ficam todo o tempo fixados ao animal. Para colocar os ovos e para fazerem as mudas, eles deixam o cão e vão para o ambiente. É comum ver carrapatos saírem do animal e subirem nas paredes ou para as pontas da grama e das plantas. Isto ocorre porque o carrapato do cão possui geotropismo negativo, ou seja, quando deixa o cão que estão parasitando sobem para locais mais altos, para encontrar e se fixar em um novo hospedeiro que esteja passando pelo local.

Os carrapatos causam diversos problemas ao animal enquanto se alimentam. Nos cães, causam coceira, incômodo, e também podem causar anemia e transmitir doenças que podem ser fatais, como a babesiose e a erliquiose, conhecidas como “doenças do carrapato”. Devido ao seu ciclo de vida, um único carrapato pode parasitar vários hospedeiros diferentes, entre animais e seres humanos. Isto aumenta as chances de transmissão de doenças, pois uma vez que ele se alimente do sangue de um animal infectado, transmitirá o agente etiológico da doença para os demais hospedeiros que irá parasitar. Além dos cães, os carrapatos podem transmitir agentes que causam doenças graves nos humanos, como a Febre Maculosa e a Doença de Lyme. A prevenção da infestação e o combate aos carrapatos são as melhores maneiras de impedir que essas doenças ocorram.
www.animalepet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário